Se desejar assistir ao vídeo explicativo sobre como cadastrar os clientes, fornecedores e transportadores no sistema, vá ao final do texto.


Para cadastrar os seus clientes basta acessar no menu

Menu - icone

Após clique em Vendas

Transação Varejo - Menu - Vendas

Clique em Clientes no Cartão de Cadastros

Menu - Vendas - Clientes

Clique em Adicionar Participante.

Cliente - Adicionar

 

Selecione o tipo de participante, se é Pessoa Física ou Jurídica.

Cliente - CPF CNPJ

 

Preencha sua Razão Social/Nome e CPF ou CNPJ.

Cliente - Razao social

 

Se for pessoa jurídica, preencha a inscrição estadual ou selecione a opção Isento.

 

 

Cliente - IE

Preencha as informações de Endereço.

Cliente - Endereço

Clique em Salvar para ir para próxima página

Cliente - Salvar 1

A tela de Contatos é para adicionar telefones ao cadastro do cliente, não é obrigatório.

Cliente - Contatos - Adicionar

A aba Endereço Adicional também não é obrigatoria, será usada apenas para clientes Pessoas Fisicas que podem receber a mercadoria  em mais de um endereço, o endereço adicional poderá ser utilizado na emissão da NF-e.

Cliente - Local de entrega

Se o cliente solicitar o CPF na nota (NFC-e) você pode colocar na hora da emissão diretamente sem adiciona-lo ao sistema, mas você não terá os dados deste cliente. Se você selecionar o cliente cadastrado na nota, automaticamente o CPF dele aparecerá na NFC-e.

Para cadastrar mais clientes basta repetir a operação, você pode adicionar quantos clientes precisar.

 


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