O CEST é a abreviatura de Código Especificador da Substituição Tributária. É um novo campo a ser preenchido na nota fiscal eletrônica (NF-e e NFC-e). O objetivo deste novo código é estabelecer uma forma de uniformizar e identificar as mercadorias e bens passíveis de sujeição ao regime de substituição tributária e de antecipação de recolhimento do ICMS com o encerramento de tributação, relativos às operações subsequentes. Sua regulamentação se dá através do convênio ICMS 92/2015.

Em resumo o CEST é um novo código que deverá ser informado nos produtos que tiverem relacionados no Convênio ICMS 52/2017, mesmo que a operação não seja sujeita a substituição tributária.

O Prazo para iniciar a obrigação do preenchimento do CEST nas notas fiscais eletrônicas, tanto NF-e quanto NFC-e, é 01 de julho de 2017 para indústrias e importadores, 01 de outubro de 2017 para atacadistas e 01 de abril de 2018 para os demais segmentos.

No myrp nós criamos um campo no cadastro de produtos onde esta informação será preenchida.

CEST - Produtos

Vá até a aba Tributos para ver o campo.

CEST - Produtos - Tributos

Para facilitar o preenchimento, sempre que o cliente preencher o campo NCM no cadastro do produto o sistema colocará o CEST equivalente automaticamente.

CEST - Produtos - Codigo

Se houver mais de um CEST para o mesmo NCM então o sistema apresentará as possíveis opções para que você selecione o CEST equivalente no seu produto.

CEST - Produtos - Seleção

Caso você verifique que no seu caso não é este CEST, você poderá alterá-lo selecionando a opção Outros e preenchendo o campo qual aparecerá a baixo.

CEST - Produtos - Outros

É só salvar o cadastro e pronto, seu CEST foi adicionado.

CEST - Produtos - Salvar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *